Nos últimos meses diversas pessoas tiveram seus celulares rackeados em Itapecuru Mirim. Uma quadrilha especializada estaria em rackeando os celulares para que possam administrar contas de redes socias das vitimas e aplicar diversos golpes.

O golpe: Após assumirem o controle das redes sociais (principalmente do Instagram) e ate do Whatsapp, eles postam fotos de produtos bem abaixo do valor de mercado as vezes com uma historinha que a pessoa está indo embora ou algo assim. Dai começa a persuasão para que a pessoa faça logo a transferência do valor para segurar a compra. Inventam que estão trabalhando ou chegando na cidade e ainda não pode passar o produto. Geralmente são sofás, geladeira de ultima geração, maquinas de lavar...

Entre as vítimas está Dr. Dominice Soares, Osteopata renomado no estado que reside em Itapecuru e é proprietário da de uma Clinica na Cidade. Dominice teve todas as suas redes sociais rackeadas, inclusive da clinica e seu whatsapp. Em posse do perfil de Dominice publicaram stories oferecendo os produtos, vários amigos começaram a desconfiar e entrar em contato com a vítima, mesmo assim, várias pessoas caíram no golpe e fizeram transferências para os golpistas. Para se ter uma ideia uma geladeira que custa em média 5 mil reais, os bandidos ofereceram por 3.800 reais.

Como se proteger

O golpe é bem elaborado e, segundo as vítimas, o que mais engana é o fato de os produtos serem anunciados no perfil de uma pessoa próxima e confiável. No entanto, o modus operandi dos criminosos é semelhante, de forma que é possível escapar da fraude seguindo recomendações simples e atentando para alguns detalhes.
Instagram faz uso de sistemas sofisticados para detectar e impedir a ação de indivíduos mal intencionados antes que eles obtenham acesso a contas e disponibiliza recursos de segurança para ajudar a proteger os usuários, como 'autenticação de dois fatores' e 'atividade de login'.
 Outra recomendação é observar os dados da chave Pix informada pelo criminoso. Segundo Assolini, o envio de uma chave registrada em nome de terceiros é um dos indícios mais fortes de que se trata de um golpe.