Alem dos problemas causados pela crise do Corona Vírus em todo mundo, Itapecuru viveu dias de problemas a mais, tudo por conta do aumento do nível do Rio Itapecuru que corta a cidade, o principio de enchente fez com que algumas famílias saíssem de casa por medida de precaução.
O Prefeito Dr Miguel Lauand foi pessoalmente aos locais mais atingidos e de imediato disponibilizou equipes e toda estrutura possível para remanejar as famílias para casa de parente ou para escolas do municipio. Aos todo foram 69 pessoas desabrigadas durante o período da recente enchente que tiveram acompanhamento social, controle sanitário, receberam cestas básicas e kit de higiene, tudo doado pela prefeitura e pela comunidade, tudo com muita segurança e o carinho que merecem neste momento delicado e tao sofrimento.
A boa noticia é que de acordo com autoridades que monitoram o nível do rio, o Memos não ja mais oferece perigo e desde este dia (29 de março) as famílias retornaram para os seus lares. Os desabrigados assistidos pelo poder publico municipal estavam na Casa do Estudante e nas escolas João da Silva Rodrigues e Elísia Costa Lauand. Ao longo desse tempo, a Prefeitura Municipal mapeou as áreas de risco, cadastrou as famílias em situação de vulnerabilidade (sendo 310, no total).
Dr. Miguel Lauand fez questão de agradecer ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias municipais, Unidade Regional de Saúde, Polícia Militar, Guarda Municipal e a todos que fizeram doações. O Prefeito confirmou ainda que continuará monitorando e amparando as famílias que precisem de uma atenção especial por causa da possível enchente e da crise de saude e financeira causada pelo corona vírus.
Veja aqui reportagens sobre as retiradas das famílias e o acolhimentos em escolas municipais.