Os
municípios de Paço do Lumiar, Rosário, Itapecuru e Aldeias Altas se
preparam para uma animada programação físico-esportiva Do Dia do
Desafio, que acontece 28 de maio. Em sua 20ª edição, o Maranhão entra
mais uma vez na disputa amigável, que em 2013 movimentou mais de 48 mil
cidades de 22 países do Continente Americano, competindo dessa vez com
Costa Rica, São Paulo e Cuba. Com diversas atividades nas modalidades
recreativas, culturais, físico-esportivas e aeróbicas, pessoas de todas
as idades podem aderir a essa inciativa que visa combater o crescente
sedentarismo mundial por meio do incentivo às práticas saudáveis.
Confira toda a programação
Uma recente pesquisa realizada para o projeto Move Brasil, que é uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016 com foco na saúde e qualidade de vida, apontou uma realidade preocupante: mais de 60% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física.
Visando sensibilizar os cidadãos para a adoção de hábitos saudáveis, o Sesc, coordenador do Dia do Desafio no Brasil, ao lado das prefeituras dos municípios participantes desenvolveu uma movimentada grade de atividades a serem realizadas em escolas, praças, empresas, clubes, entre outros espaços de Paço do Lumiar (Pindoba e Zumbi dos Palmares), Rosário, Itapecuru e Aldeias Altas.
Maranhão
Na 20ª edição, o Maranhão contará com a participação das cidades de Paço do Lumiar, Aldeias Altas, Rosário e Itapecuru-Mirim. Paço de Lumiar concorre com a cidade de Americana, São Paulo; já para Aldeias Altas o desafio será com Buenos Aires de Puntarenas, Costa Rica; Rosário compete com Santa Gertrudes, São Paulo e Itapecuru Mirim, se movimenta concorrendo com a cidade de Manicaragua, Cuba.
Programação
A programação mais intensa fica a cargo da estreante Rosário. O diferencial da agenda do município é a realização de atividades singulares da cultura local como a Oficina de Dança Mini Lelê, ensaios de grupos folclóricos e o Mini Porco na Rede, tradicional procissão em que um porco é carregado na rede enquanto os participantes dançam e cantam durante o percurso, além de louvores realizados a partir das 16 horas e Oficina de produção de equipamentos de ginástica com material reciclado. No segmento atividades físico-esportivas, alongamento, caminhadas com alunos da rede municipal, ginástica laboral e circuito de obstáculos nos ginásios e porta das escolas, Secretarias e outros órgãos governamentais, postos de saúde e agências bancárias; campeonato de canoagem nos Povoados Itamirim, Rosário e São Simão; aula de capoeira; Campeonato de futsal e futebol de campo; caminhada e cooper nos ginásios e academias de ginástica e dança das 6 às 21h; Passeio Ciclístico e encerramento com o show musical da Banda Swingart.
No município de Itapecuru, a programação inclui ginástica laboral; caminhadas da 3ª idade, torneios esportivos de futebol, voleibol e basquete nas categorias infantil, infanto-juvenil e adulto, gincana e Tenda de Saúde na Praça Gomes de Sousa; Hora do Desafio em escolas particulares, com 15 minutos de atividade física para alunos e professores; Passeio Ciclístico, além de apresentações culturais.
Em Paço do Lumiar, alongamento em Secretarias e outros órgãos governamentais; ginástica laboral e circuito de obstáculos na porta das escolas para professores, funcionários e alunos; brinquedos infláveis; Passeio Ciclístico e caminhada às 17h com saída da Associação Comunitária do Pólo Zumbi marcam a agenda do Dia D. A partir das 18h20, a apresentação de três danças típicas locais e um show musical encerram a participação do município na 20º edição do evento.
Em Aldeias Altas, comunidade próxima à cidade de Caxias, os cidadãos podem participar de caminhada, alongamento, ginástica, competições esportivas em diversas modalidades, minimaratona, atletismo (50 m rasos e 100m rasos) e atividades recreativas.
E a programação da 20ª edição ainda reserva uma novidade: dois vídeos-aulas produzidos pelo Sesc com exercícios de ginástica laboral e as técnicas de produção de equipamentos de ginástica e brinquedos com materiais recicláveis, com foco na conscientização ambiental e qualidade de vida.
Dia do Desafio
“Você se mexe e o mundo mexe junto”. O slogan expressa bem o espírito que move o Dia do Desafio e o segredo do sucesso desse grande projeto: cooperação e o exercício da cidadania de comunidades, lideranças e cidadãos. Em 19 anos de realização, a iniciativa conquistou a adesão de 60 milhões de pessoas no Continente Americano.
No Brasil, o Sesc assumiu o compromisso de promover essa proposta desde 1995 para além de ações de um dia, incluindo ações permanentes e políticas públicas que podem ser geradas nas cidades e se estender ao longo do ano.
Em 2013, 3415 cidades participaram da competição amigável, na qual todos são vencedores na luta contra o sedentarismo, mobilizando 48.171.546 pessoas nos países Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela. Neste ano, o evento integrou-se a Campanha Move Brasil.
Para participar
Para entrar no clima é simples: pratique qualquer atividade física ou esporte, individualmente ou em grupo no dia 28 de maio, entre 0h e 21h, e registre a sua participação. Isso é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões.
A captação dos registros de participação é feita por ligação telefônica. Em Aldeias Altas, os participantes devem entrar em contato pelo telefone (99) 3521-3862, em Itapecuru pelo número (098) 463-1200, enquanto os participantes de Paço do Lumiar devem ligar para (98)32163891 e Rosário para o número (98) 87495247.
Ascom Sesc
fotos: Sheila Agapito
Postar um comentário