Sessenta e uma cidades em 16 estados brasileiras realizaram neste domingo, 22, o Ciclo-Sesc Passeio Ciclístico. A programação marca a abertura da Semana Move Brasil promovida pelo Sesc parceria com os Ministérios da Saúde e Esportes, Associação Cristã de Moços (ACM) e Sesi com o objetivo de incentivar o maior número de cidadãos a deixarem o sedentarismo. No Maranhão, a atividade aconteceu na cidade de Itapecuru-Mirim e reuniu aproximadamente 200 pessoas de todas as idades.
A concentração aconteceu por volta das 7 horas da manhã, na unidade Sesc em Itapecuru. Portando bicicletas de todos os modelos, os inscritos chegaram cedo para receberem as camisas do evento e garantirem a participação no sorteio de bicicletas ao final do percurso.
Às 8 horas, a diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro, deu as boas-vindas aos participantes em nome da Direção Regional e explicou o objetivo da parceria que visa até 2016 incentivar os brasileiros a praticarem qualquer atividade física.
De acordo com a gerente do Sesc Itapecuru, Cristiane Rosa, a atividade do domingo traz outra vantagem, que é resgatar a história da cidade que alguns moradores desconhecem. “O passeio estimula a mente e o físico, pois além de incentivar a prática da atividade, promove conhecimento”, disse.
Por volta das 8h30, o pelotão de ciclistas ganha as vias públicas de Itapecuru. A animação ficou por conta da dupla de palhaços Faísca a Carambela que tornaram o percurso mais descontraído e ajudaram a expulsar o cansaço.
Durante o trajeto foram realizadas quatro paradas em pontos turísticos da cidade como as rampas, a Casa da Cultura, Praça do Mercado, local onde foi morto o herói da Balaiada, e a Miquilina, que hoje está abandonada, mas que já foi fonte de água potável. O encerramento do percurso aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) com apresentação artística e sorteio das bicicletas.
Em cada parada, a atriz e coordenadora Municipal de Cultura, Célia Lages, contou um pouco da história desses pontos. Segundo ela, Itapecuru dispõe de muitos outros, mas que não foram mencionados devido à extensão do percurso que não poderia ser maior. “Faltou falarmos de locais mais antigos como o Morro do Diogo, da Estação de Trem, Igreja da Sé, as ruínas de Quelru, a Fazenda Conceição, onde nasceu Gomes de Sousa entre outros locais na comunidade Quilombola que se localizam fora do perímetro urbano. Isso faria o trajeto ser o dobro do que já é, mas valeu a iniciativa, pois atiçou a curiosidade dos participantes para quererem conhecer mais a cidade onde moram”, comentou.
O trajeto que durou um pouco mais de duas horas para ser feito reuniu jovens como o estudante Tiago dos Santos, 12 anos, que não reclamou da distância e ainda destacou. “O ponto que mais gostei foi saber a história da Casa da Cultura”, contou.
Com 60 anos de idade, Antonio da Silva Cruz, participou do passeio com seu neto de 10 anos, e afirma que quer aproveitar tudo que não pode fazer na juventude. “O Sesc está me dando essa oportunidade, assim como de estudar, que não tive, e enquanto tiver força vou aproveitar”, garantiu.
Com 60 anos de idade, Antonio da Silva Cruz, participou do passeio com seu neto de 10 anos, e afirma que quer aproveitar tudo que não pode fazer na juventude. “O Sesc está me dando essa oportunidade, assim como de estudar, que não tive, e enquanto tiver força vou aproveitar”, garantiu.
O passeio ciclístico abre programação que movimentará durante uma semana 115 cidades do país com direito a competições de diferentes modalidades esportivas como futebol, vôlei, basquete, natação e judô. Durante oito dias, cada organização ou cidade “movedora” promoverá, ainda, eventos que incluem caminhadas, danças, ginásticas e intervenções urbanas.
A Semana Move Brasil 2013 é uma iniciativa do Sesc inspirada no movimento Now we move, criado na Europa, em 2012, com a meta de transformar 100 milhões de europeus em cidadãos ativos, até 2020. No Brasil, a campanha pretende aumentar o número de praticantes de esportes e atividades físicas até 2016.
O Move reforça o compromisso do Sesc com a promoção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas, duas de suas áreas prioritárias. A instituição planeja atividades que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Dessa forma, oferece assistência médica por meio de ações destinadas ao diagnóstico e à prevenção de doenças, além de experiências esportivas como meio de lazer ou vivência de aprendizagem e aperfeiçoamento de uma modalidade.
Fonte: Lideney Ribeiro / ASCOM SESC